2

Sexta-feira 13:Como tudo começou

Muitas pessoas tem medo desse dia que para mim é como outro qualquer,mas poucos sabem como e porque esse dia é considerado um dia de azar.Pesquisando por ai consegui reunir algumas informações que vão esclarecer muitas coisas..

A superstição foi relatada em diversas culturas remontadas muito antes de Cristo.
Existem histórias remontadas também pela mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituídos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.

Com relação à sexta-feira, diversas culturas a consideram como dia de mau agouro:

Alguns pesquisadores relatam que o grande dilúvio aconteceu na sexta-feira.

A morte de Cristo aconteceu numa sexta-feira conhecida como Sexta-Feira da Paixão.

Marinheiros ingleses não gostam de zarpar seus navios à sexta-feira.

O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.

A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao livro Sobreviventes: a Tragédia dos Andes, de Piers Paul Read, e ao filme Alive (Vivos) de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).

13 de outubro de 1307:
Dirigentes do rei Filipe IV da França invadiram as casas dos Cavaleiros Templários, que eram monges guerreiros durante as Cruzadas, aprisionando milhares de homens sob a acusação de atividades ilegais. Nenhuma dessas acusações foi provada, mas centenas deles sofreram tortura excruciante sob a intenção de forçar confissões, e mais de cem morreram.

13 de novembro de 1970:
Uma enorme tempestade no Sul da Ásia matou um número estimado de 300.000 pessoas em Chittagong, Bangladesh, e criou inundações que mataram mais de um milhão no delta do Ganges.

Sexta-feira era dia da execução, na maioria da Europa antiga.

Como disse a cima..
No cristianismo é relatado um evento de má sorte em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.

Bjus e uma boa sorte nessa sexta..rsrrsrs

2 Comente Aqui!:

  1. nossa quanta coisa ruim aconteceu na sexta feira 13 né mas coisas ruims acontecem todo dia

    http://baixinhaestilosa.blogspot.com.br/

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Que post mais interessante.
    Parabéns!!!
    Beijos
    http://www.materiafeminina.com

    ResponderExcluir

Nome do Autor

Sobre o autor

Natalia Custódio Sou carioca,libriana,mãe... Leia Mais sobre o autor...