5

Rituais de casamento:Casamento cigano!

Toda vez que pensamos em casamento pensamos em vestido branco,boquê de flores,atraso da noiva,madrinhas e pajens uma cerimônia linda única e inesquecível.Um momento de respeito mútuo,o amor que une o casal leva todos presentes a um turbilhão de grandes emoções. Sentimentos ultrapassam costumes e conquistam uma intensa e emocionante vida a dois. No universo das relações, o respeito às tradições individuais ajuda a compor convivências mais harmônicas. 


Nos postes seguintes vou explorar as tradições de casamento de outros países e vou trazer costumes talvez desconhecidos para vocês e para mim.


Casamento cigano!                                                                                


No casamento tradicional cigano, o evento começa anos antes, pois este povo tem o costume de prometer a noiva à família do noivo quando ela mal entrou na adolescência. É uma forma de arranjo formal sim, uma união de famílias queridas. Há sim um interesse financeiro em posses, mas os laços e o bom relacionamento familiar conta bastante na promessa da noiva ao noivo.



O pedido de casamento                                                                                              


O pedido de casamento é feito do noivo para o pai da noiva, alguns meses antes da festa ser marcada, de forma oficial e com uma festa para celebrar a futura união. Infelizmente, para este povo, o conceito da noiva ou sua vontade não contam para oficializar a união. Mas você acredita que casos em que a esposa abandona o seu marido são raros? Por haver sempre um laço fraternal, os casamentos costumam dar bem certo. 
Há ainda casais que não se conhecem até o dia do casamento. Nos tempos atuais e nos moldes ocidentais modernos, parece estranho de acreditar, mas esta tradição perpetua até hoje!

Tradição varia de clã                                                                   


Há quem comemore com uma pequena festa e há quem fique em um grande evento. Os costumes das roupas variam de acordo com o clã e não como o país, já que a cultura é mais ou menos única.

Preparativos

Preparativos são de responsabilidade da família do noivo, como a roupa da noiva, a festa de despedida de solteiro e todo o evento em si. A noiva, a grande atração da festa, deve só sentar mesmo e esperar quando se trata de organizar o evento.
O jantar

Depois da noiva pronta e vestindo branco, o casamento começa com um jantar na casa da noiva. O noivo e seus parentes chegam ao evento cantando e dançando e sentam-se ao redor da mesa. Família dele e dela ficam em separado, mas conversando entre si normalmente. Eles então partem para uma negociação de dotes, promessas e pagamentos de dividas, tudo o que tiver de financeiro para resolver antes do grande momento. Mas noivos e noivas já estão prontos para o casório.

A festa de casamento

Mesmo antes dos noivos chegarem, a festa de casamento já começou, com muita música e curtição. Todos os convidados devem vestir roupas tradicionais e muitas, muitas jóias, para adornar, com a maior quantidade de brilhos possíveis. Também devem usar roupas coloridas e vestes bem vibrantes.
A festa segue por mais dois dias, já que o primeiro dia foi gasto com o jantar e a cerimônia. Durante todo o evento muito vinho e comida é servido à vontade, sem muitos moldes tradicionais como jantar e docinhos. Uma mesa farta deve ser abastecida constantemente e a festa segue sem descanso. Há quem diga que é um dos casamentos mais longos do mundo!

O vestido 


O tradicionalismo pede às noivas ciganas usar vermelho, cor símbolo deste povo e com significados fortes, como amor e paixão. É uma cor intensa e, ao contrário de outras culturas mais modernas, não quer dizer vergonha, e sim glamour. Mas há grupos que adotam traje tradicional branco para ela. Os noivos, por outro lado, vestem roupas tradicionais ciganas com cores e adornos.




Curiosidades:


Durante a festa, os convidados homens sentam-se no chão, à volta de uma mesa, e recebem os presentes para os noivos em ouro ou dinheiro. Segundo a tradição, as ofertas devem ser colocadas dentro de um pão sem miolo.


Ciganos podem casar com outras pessoas? - Se forem ciganos de verdade, apenas as noivas podem não ser ciganas. Ou seja: um noivo cigano pode casar com uma mulher que não faça parte da tribo, mas uma cigana não pode se casar com um não cigano. Aliás, até pode, ela só vai deixar de ser cigana.

Ciganos casam virgens – Outra curiosidade que geralmente envolve o casamento católico ou evangélico tradicional diz respeito à virgindade. Os ciganos não podem casar depois de terem envolvimento sexual, com o noivo ou outras pessoas. O corpo deve permanecer puro.

Um dos costumes tradicionais é que a noiva prove a sua virgindade. Os indianos fazem isso também, mostrando a mancha de sangue no lençol de casamento assim que a noite de núpcias finalizar. Caso a virgindade não seja provada, a noiva pode ser devolvida aos pais e o noivo receberá uma gorda indenização.

A lua de mel acontece apenas três dias depois – como as festas de casamento ciganas costumam durar milhares de dias, noivo e noiva podem apenas consumar o casamento três dias depois. Durante os dias depois do evento, a noiva está se dedicando aos convidados do evento, e não vai ficar a sós com o marido. Isso acontece apenas na noite do terceiro dia.

Texto original:
(http://meucasamento.org/tipos/casamento-cigano/)
(http://www.kumpaniaromai.com.br/textos/casamentocigano2.htm)


Bjokks meninas e não deixem de visitar os sites de pesquisa,tem matérias muito interessantes por lá..

5 Comente Aqui!:

  1. Nossa que diferente o casamento cigano..... mas pelas fotos é muito bonito :D Amei seu post, sempre trazendo novidades para nós suas leitoras :* Beijosssss gata, fica com Deus.


    http://bymonicaminel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mônica,fico super feliz que tenha gostado..Você sempre linda!!!

      Excluir
  2. Nunca ouvi falar, mas parece ser bem diferente do tradicional! Eu não aderia, mas acho que as vezes é bom fazer algo diferente né?
    Amei o blog, e já estou seguindo, convido-lhe à conferir o meu.
    Beijinhos
    www.carolinnasilva.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa quanta coisa estranha kkk
    Adorei conhecer sobre os ciganos...

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  4. Gente, AMEI esse post. Super criativo, diferente e muito completinho. Parabéns <3

    Twitter: twitter.com/nostalgiacinza
    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Nome do Autor

Sobre o autor

Natalia Custódio Sou carioca,libriana,mãe... Leia Mais sobre o autor...