Uma segunda chance (Fenômeno do TikTok)
Será que todos merecem uma segunda chance? É o que mais deseja Kenna Rowan, na luta para recuperar os pedaços estilhaçados de sua antiga vida após um trágico acidente tercolocado tudo a perder. Uma segunda chance é o tão esperado novo romance de ColleenHoover, CoHo para os íntimos, autora fenômeno de vendas, que já ultrapassou a marca de 1milhão de exemplares vendidos no Brasil.
As armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar
Depois de passar anos caindo na lábia de vendedores, arrecadadores de doações e
operadores de telemarketing, o psicólogo Robert B. Cialdini resolveu se dedicar ao estudo
da persuasão. Ele queria entender quais são os fatores que levam uma pessoa a dizer "sim"
a um pedido e que técnicas exploram melhor esses fatores.
Reunindo dados das mais recentes pesquisas científicas sobre o assunto, histórias de gente
comum e a experiência adquirida ao se infiltrar em organizações que treinam os chamados
"profissionais da persuasão", Cialdini criou uma obra acessível, informativa e indispensável a
todos aqueles que querem saber como influenciar pessoas e, ao mesmo tempo, se defender
dos manipuladores.
Seis princípios psicológicos básicos governam o comportamento humano quando tomamos
uma decisão e podem ser usados como verdadeiras armas:
1. Reciprocidade: nos sentimos compelidos a retribuir, nem sempre de forma vantajosa para
nós, o que outra pessoa nos proporcionou
2. Compromisso e coerência: depois que fazemos uma escolha, enfrentamos pressões para
nos comportarmos de maneira condizente com o compromisso assumido
3. Aprovação social: buscamos nos outros indícios do comportamento mais apropriado a seguir
4. Afeição: preferimos acatar pedidos de pessoas que conhecemos e de que gostamos
5. Autoridade: temos um arraigado senso de obediência à autoridade
6. Escassez: tudo se torna mais valioso quando fica menos disponível
Cada princípio é discutido pelo autor em termos de sua função na sociedade e de como um profissional da persuasão pode mobilizar seu poder em pedidos de compras, doações, concessões, votos, permissões, etc. Além disso, aprendemos a usar essas técnicas a nosso favor nas interações diárias de todo tipo, com vizinhos, amigos, colegas, parceiros de negócios ou familiares.
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