9

Atlântida á cidade perdida que pode ter sido encontrada..

Quem é que nunca ouviu a lenda de Atlântida,tenho certeza que esta historia magnifica povoa milhares de pensamentos assim como os meus.Como hoje é dia de fatos curioso aqui no blog, vim trazer para vocês esta historia maravilhosa e um documentário magnifico em 5 capítulos.

Nos contos de Platão, Atlântida era uma potência naval localizada "na frente das Colunas de Hércules", que conquistou muitas partes da Europa Ocidental e África 9.000 anos antes da era de Solon, ou seja, aproximadamente 9600 a.C.. Após uma tentativa fracassada de invadir Atenas, Atlântida afundou no oceano "em um único dia e noite de infortúnio".
Estudiosos disputam se e como a história ou conto de Platão foi inspirada por antigas tradições. Alguns pesquisadores argumentam que Platão criou a história mediante memórias de eventos antigos como a erupção de Thera ou a guerra de Troia, enquanto outros insistem que ele teve inspiração em acontecimentos contemporâneos, como a destruição de Helique em 373 a.C.1 ou a fracassada invasão ateniense da Sicília em 415 a.C.–413 a.C.(fonte)
Para Cousteau e muitos outros, a Atlântida seria uma parte de Santorini, outrora Stongylé, nascida nas encostas de um vulcão cuja formidável explosão, em 1657 a.C., teria provocado um gigantesco tsunami. Mas, ao contrário do que ocorre na ilha da Madeira, nenhum sinal tangível apóia essa tese. Os mergulhos ao centro da erupção vulcânica grega evidenciam apenas sedimentos, lavas e pedras-pomes. Ao sul de Santorini, em compensação, os vestígios na superfície de uma extraordinária cidade minóica com ruas pavimentadas e entrepostos cheios de cerâmica favorecem uma aproximação com a Atlântida.Contra isso, numerosas vozes sempre se ergueram – em particular a do historiador Pierre Vidal-Naquet – para sublinhar que a Atlântida nascera apenas da imaginação de Platão. Para fundamentar seus caminhos intelectuais, o filósofo teria criado uma “cidade ficção” culpada de todos os males. Tragada pelas ondas “em um dia e uma noite”, a Atlântida, pervertida pela riqueza e pelas tentações do poder, foi condenada a um castigo supremo. Na passagem escrita por Platão, essa destruição completa faz irresistivelmente pensar na erupção vulcânica que devastou Santorini.(fonte)

O explorador Jacques Cousteau “localizou” o continente no mar Egeu, ao largo da ilha de Creta, onde a civilização minóica poderia ter sido contemporânea dos atlantes


Abaixo um documentário sobre um palácio na ilha de creta,uma cidade preservada sobre toneladas de cinzas vulcânicas,estudiosos acreditam que esta civilização pode ser a cidade perdida de Atlântida.



Mapa:






As ruínas.







O vulcão,ainda em atividade.
Esta imagem é do blog aturistaacidental.
Estas imagens abaixo são do dicaseturismo
E por fim Santorini a ilha grega criada a mais ou menos 4 mil anos, por uma das mais poderosas erupções vulcânicas da historia,onde lindos vilarejos brancos foram construídos em volta da cratera.Onde a tsunami resultante desta erupção destruiu toda uma cultura minoica,baseada em creta a 128 quilometro de santurini.




Estas imagens abaixo são do dicaseturismo




Então é isso meninas,como eu amo esta historia magnifica não poderia deixar de partilhar com vocês este documentário maravilhoso, todos os materiais são de pesquisas na internet e algumas imagens estão com suas respectivas fontes,se alguém for proprietário de alguma delas ,e não estiver com os devidos créditos é só entra em contato aqui pelos comentários ou por e-mail que estarei retirando do ar ou dando os devidos créditos caso seja solicitado.
Um grande beijo e até o próximo post..

9 Comente Aqui!:

  1. amei as fotos
    e o blog $:

    thaisaparecidapereira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog ! te seguindo aqui
    se puder segue o meu tbm ! bjs

    http://marymakesecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Óla, vim da Divulgação de blogs conhecer seu cantinho...lindo os vasos...seguindo! Te convido a visitar meu cantinho e se gostar siga também.... bjimm
    www.bybeiju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente são lindos é incrível saber que foram feitos a tantos anos atrás,e com tanta riqueza nos detalhes..BJUS

      Excluir
  4. Adorei o post com uma matéria histórica e tão cheia de conteúdo! Quando tiver com um pouquiho mais de tempo voltarei para ver os documentários!

    Adorei o blog!
    Beijos!

    http://www.fashionvictim.com.br/2013/06/18/cabelos-inverno-2013/

    ResponderExcluir
  5. Gente, tem tanta coisa ainda que não sabemos no nosso mundo.
    Fico me perguntando qual será a próxima descoberta surpreendente.
    As fotos são lindas.
    E aquela que mostra esse tipo de cadeira parecida com trono...
    Surpreendente.
    Natália, deixei uma campanha lá no meu blog pra você.
    É uma bem bacana sobre doação de sangue.
    Espero que você goste.
    Abraços linda.

    http://escrevendoaqui.blogspot.com.br/2013/06/campanha-doe-exemplo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a casa dia eu também me surpreendo mas..pode deixar que eu vou participar bjus..

      Excluir

Nome do Autor

Sobre o autor

Natalia Custódio Sou carioca,libriana,mãe... Leia Mais sobre o autor...