19

Os males que o corselet pode causar.

Que tal falarmos sobre saúde hoje?Especificamente corselet!
Vamos combinar que este acessório ganhou o gosto da mulherada,só que muitas usam de forma completamente prejudicial a saúde.
Usar o corselet  através do método tight lacing (do inglês "laço apertado") empurrando as ultimas costelas chamadas de costelas flutuantes para se ter aquela impressão de cintura fininha é na verdade a deformação da caixa torácica que pode trazer muitos males a saúde.

As costelas flutuantes são chamadas assim porque elas se fixam em outras costelas,elas não são tão firmes como as outras fixadas no osso chamado externo.Ao optar por usar um corselet, nós mulheres estamos deformando a caixa torácica, empurrando esses ossinhos para dentro.
''Especialistas afirmam que o corselet usado em idade que estes ossinhos estão em formação causam atrofia ainda maior.e estas deformidades em qualquer idade  pode prejudicar a principal função da caixa torácica, que é a de proteger os órgãos internos.  

Agora descubra os males que esta belezinha pode causar!

Respiração prejudicada 
O cirurgião plástico Carlos Komatsu explica que as mulheres têm uma respiração predominantemente abdominal e o corselet apertado faz com que a expansão da região do abdômen seja dificultada."A expansibilidade e a capacidade pulmonar ficam reduzidas, podendo gerar atelectasia, que é a dificuldade de uma área do pulmão conseguir se expandir", explica o especialista. 
Varizes

O uso de corselets através do tight lacing pressiona os vasos do abdômen, prejudicando o retorno do sangue para o coração. "Com isso, o sangue fica parado nas pernas, o que pode causar inchaço e varizes", explica o cirurgião plástico Nelson Letízio, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 
Atrofia os músculos 

Ficar muito tempo com o corselet causa fraqueza da musculatura paravertebral e lombar. "Isso faz com que a parede abdominal fraca deixe de ser suficiente para manter a postura e a estabilidade do tronco" explica o cirurgião plástico Nelson.  
Afeta a digestão 

Quem usar o tight lacing durante as refeições vai comprimir o estômago, reduzindo o seu volume. Isso faz com que a alimentação adequada seja dificultada. "Além disso, o acessório também atua impedindo a expansão abdominal após a alimentação e diminuindo o peristaltismo (os movimentos) do sistema digestivo", explica Nelson Letízio. 
Não indicado para postura 

O ortopedista Maurício de Moraes, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), explica que corselets com tight lacing não são indicados para melhorar o alinhamento da coluna. "A postura pode até ficar temporariamente bonita, mas os malefícios são muito maiores que os benefícios", afirma.  
Comprime os órgãos 

O cirurgião vascular Fábio Haddad, diretor médico do Instituto Fábio Haddad de Cirurgia Vascular e Endovascular, em São Paulo, explica que o uso de corselets pode gerar uma compressão muito grande aos órgãos abdominais. "Em casos muito extremos, pode acontecer uma síndrome compartimental abdominal, que provoca diminuição do fluxo de sangue aos órgãos dessa região", conta. 
Fonte.
minhavida
Algumas famosas adeptas ao tight lacing.

COMPARE!


 Então fica a dica meninas,saúde é coisa seria vamos usar o corselet com responsabilidade.Grande beijo e até o próximo post.

19 Comente Aqui!:

  1. Nossa, eu não sabia que o corselet poderia causar essas coisas! :O Achei o post ótimo! ♥

    >>Visite o Blog<<
    - xoxo –

    ResponderExcluir
  2. Realmente o corselet causa muitos males, ótima dica de post...
    Bjss
    www.almanaquechic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Caroline volte sempre que poder.Bjos

      Excluir
  3. ola
    nossa eu nem imaginava isso... muito bom este post... obrigada por compartilhar!!!! um beijao
    haa, tem post novo amiga!!!!

    http://www.gostandodavida.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou,é sempre bom fazer estes posts informativos né.Bjoss

      Excluir
  4. Uau, deu até medo. Mesmo sendo muito lindo, tem que saber até onde usar né. Muitas pessoas passam disto mesmo sabendo o mal que pode provocar nelas.


    Beijúh
    www.alomeniina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Queli,mas usando de maneira correta não tem porque ter medo .bjosss

      Excluir
  5. Eu já sabia disso, mas acho que depende do tanto que você aperta ele. Acho que tem que apertar MUITO para causar problemas de saúde.

    ❥ http://umaquestaodeestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão Mia,não é para radicalizar e aposentar o corselet.
      Mas sim para alertar algumas mulheres que usam este acessório exageradamente apertado.Bjokkks

      Excluir
  6. Post super aprovado. Eu não sabia de nada disso, mas, como a Mia Scott falou aí em cima, acho que depende de quanto você aperta, no meu caso, eu dou o laço de maneira que me deixe confortável, nunca sufocando, como muitas fazem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com vocês duas,claro que usado com cautela de forma que não vai te causar mau,não tem porque deixar de usa-lo,eu também adoro este acessório só que é importante alertar né, muitas pessoas não sabem que apertá-lo demais ao corpo pode trazer problemas muitas vezes irreversíveis a saúde. Fico extremamente feliz que tenham gostado do post.Bjim

      Excluir
  7. Achei o maximo esta materia, muito bem detalhada e escrita, ja ate repassei a uma amiga eu vive usando esta peça.

    Parabens pelo seu BLOG, esta SHOW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Falcto,você é bem vindo volte sempre.

      Excluir
  8. Sempre bom saber dessas coisas, ainda bem que tenho fobia dessas coisas não gosto de nada me apertando.
    Bjj

    http://putztobela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Dá pra imaginar mesmo que uma coisa que deforma sua estrutura não afetaria apenas o lado de fora né?

    Mas acho que há casos e casos... Tem umas loucas (na minha opinião, claro) que usam por um longo período de tempo e vão apertando cada dia mais, mas em outros casos é apenas um acessório, para dar mais charme ao visual, sem apertar demais, daí acho bonito *-*

    maaaaaaasss.... que pelo menos cada uma saiba das consequencias quando começa a usar né ... :/

    bjks

    http://amandyces.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Credo que coisa, eu não usaria, e vou confessar que acho feio essas cinturas super finas.
    Gostei do post
    beijos
    www.acessobeauty.com

    ResponderExcluir
  11. Pra começar, o Tight Lacing não é praticado com corselet, e sim com Corset, que é feito sob medida com modelagem confortável. Quem pratica Tight Lacing deve ir a médicos fazer exames para garantir que nenhum dano à circulação, postura, respiração, ou estômago sejam causados. Além disso, tight lacers fazem 300 abdominais diários e 250 repetições em exercícios de lombar para não terem atrofia nos músculos (isso para uso de até 10 horas diárias). Treinamento deve ser interrompido em caso de qualquer tipo de dor.
    Resumindo: só fica com sequela quem quer. O preconceito médico vem de mulheres que fazem uso de corselets ao invés de corsets, ou que não tomam os devidos cuidados. Nenhuma mulher responsável consigo mesma terá esses problemas.

    ResponderExcluir
  12. Realmente quem usar CORSELET para tight lacing terá vários problemas de saúde, o correto é fazer o uso do CORSET.
    Eu como praticante, achei que a pesquisa foi superficial, quem pratica com responsabilidade faz uma série de exames e exercícios físicos.

    ResponderExcluir

Nome do Autor

Sobre o autor

Natalia Custódio Sou carioca,libriana,mãe e especialista em mim mesma,gosto de assuntos diversos e tudo que envolve o mundo feminino.. Leia Mais sobre o autor...