8

Papo cabeça: Câncer de mama

Não é de hoje que o câncer de mama é um vilão na vida de nos mulheres,o câncer de mama é uma doença degenerativa que se não for tratado pode espalhar-se pelo corpo e ate levar a morte, mas saiba quando é descoberto precocemente tem grandes de chances de cura. 
O câncer de mama e o segundo tipo mas frequente do mundo é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. 


No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência 

Descubra  agora 12 sintomas do câncer de mama.


  1. Mama mais dura que o normal;
  2. Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
  3. Pequenas feridas na pele;
  4. Vermelhidão ou ardor na mama;
  5. Saída de um líquido desconhecido pelo mamilo;
  6. Espécie de "buraquinhos" na pele da mama;
  7. Alguma protuberância na mama;
  8. Veia facilmente observada e crescente;
  9. Afundamento do mamilo;
  10. Assimetria entre as duas mamas, como, por exemplo, uma maior que a outra;
  11. Pele da mama mais grossa que o normal, com aspecto de casca de laranja;
  12. Nódulo ou pequeno caroço interno, palpável e dolorido.

E claro meninas que nem todas as mulheres que apresentarem estes sintomas tem câncer de mama,o importante é que você conheça o seu corpo e saiba identificar qualquer alteração suspeita para que você possa alertar seu medico á respeito.

''A melhor época do mês para que a mulher que ainda menstrua avalie as próprias mamas para procurar alterações é alguns dias após a menstruação, quando as mamas estão menos ingurgitadas (inchadas). Nas mulheres que já estão na menopausa, este auto-exame pode ser feito em qualquer época do mês.
Alterações ao exame devem ser relatadas ao seu médico, mesmo que elas tenham aparecido pouco tempo depois de uma mamografia ou de exame das mamas pelo profissional de saúde.'' 
Diz o medico(Dr. Rafael Kaliks)

Tratamento para câncer de mama

O tratamento para o câncer de mama é feito com o uso de medicamentos e, por vezes, radioterapia e/ou cirurgia para a retirada de uma parte ou de toda a mama. Caso seja necessário retirar a mama, a mulher poderá colocar uma prótese de silicone no local, para que se sinta melhor com a sua própria imagem.
Em homenagem ao Outubro rosa que é o mês de conscientização e combate do câncer de mama. Criei um quadro aqui no blog chamado ''O câncer na minha historia''onde vocês leitoras e visitantes podem me enviar Historias de amigas e familiares que tenham tido o câncer de mama e gostarim de compartilhar suas historias para assim consientizar outras mulheres ou até mesmo da uma força para aquelas que estão passando por este problema.
Vou receber as historias até o final do mês de Outubro e vou estar postando aqui.Quer participar é só mandar um email para mim (Essenciaffeminina@gmail.com),e se você também tiver blog é só mandar o link junto com a historia.
Espero muito que vocês tenham gostado do post de hoje,fiquem com Deus e ate mas.

8 Comente Aqui!:

  1. Muito importante se post de conscientização no Outubro Rosa.
    Estou seguindo seu blog.
    Pode conhecer meus artesanatos, dar sua opinião no post de hoje e retribuir?
    www.vanessarosa.net.br
    Beijos
    VanessaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,claro que sim já passei lá e deixei meu comentário..Bjus

      Excluir
  2. Post mto importante Natalia!!
    Seguindo seu cantinho amei tudo aqui!!
    http://amandacordeirov15.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. muito bom o post, e realmente gnt é muito importante estar sempre prestando atenção no seu corpo e independente da idade, tenho 18 anos e já tive que opera de um nódulo que estava muito grande , essa história de não tirar eu não aconselho... ainda estou esperando o resultados do exame mas se Deus quiser não é nada muito grave! e lindo o blog tbm beeijos
    http://pequeno-relicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Deus quiser e ele quer vai dar tudo certo Bia,pode ter certeza que vou estar torcendo para isso.Grande beijo e seja bem vinda..

      Excluir
  4. acho mto importante a gente se informar, fazer o auto exame pq qto antes descobrir melhor!
    to seguindo vc
    bjs

    blogmaricordeiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Nome do Autor

Sobre o autor

Natalia Custódio Sou carioca,libriana,mãe... Leia Mais sobre o autor...