0

Papo cabeça:Não fume

Olá meninas o papo cabeça de hoje vai ser sobre o cigarro este bendito mal que assola pessoas no mundo inteiro. Vocês sabiam que o cigarro é o único que mostra em sua embalagem os males que ele mesmo causa e mesmo assim continua sendo um dos produtos mas comercializados do mundo.

O cigarro é a causa mortis mais passível de prevenção que existe, sendo responsável por mais de uma em cada seis mortes nos Estados Unidos. 
O tabagista vive menos que o não fumante, com um índice de mortalidade 70% maior para todas as causas de óbito, inclusive doença coronariana.
O cigarro contribui para 22% da mortalidade geral, 30% para a de origem cardiovascular, 30% para o câncer e 30% para as doenças respiratórias. Está associado a doença dos vasos e do coração, bronquite crônica, enfisema, câncer de pulmão, laringe, faringe, cavidade oral, esôfago, pâncreas e bexiga.



Os grandes fumantes - aqueles que fumam dois ou mais maços por dia - tem índice de mortalidade coronariana duas a três vezes maior que os não fumantes, sendo que a incidência de doença nestes é quatro vezes maior. Os que fumam menos de dois maços correm duas vezes mais risco que os não fumantes. O risco de morte súbita também é duas a quatro vezes maior que nos não fumantes.


A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes; que se constitui de duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. Na fase gasosa é composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão. Essas substâncias tóxicas atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos, contém mais de 60 cancerígenos, sendo as principais citadas abaixo:
Juro que tentei encontrar todas as 4.720 mas infelizmente em todos os lugares eles só colocam as principais..


Nicotina: É uma droga psicoativa responsável pela maior parte dos efeitos do tabaco sobre o organismo e gera dependência física.
A duração média da nicotina no sangue é inferior a 2 horas, e se a sua concentração for reduzida aparecem os sintomas que alertam o fumador para a necessidade de um novo cigarro.
Irritantes: O fumo do tabaco contém muitas substâncias irritantes como a acroleína, fenóis, peróxido de nitrogênio, ácido cianídrico, amoníaco, etc., que provocam a alteração dos mecanismos de defesa do pulmão e a contração bronquial pela estimulação das glândulas secretoras da mucosa.
Alcatrão e outros agentes cancerígenos Todas as substâncias tóxicas que contribuem para as neoplasias associadas ao consumo do tabaco, sendo a mais estudada o alfa benzopireno.
Monóxido de Carbono: É um gás incolor de elevada toxicidade presente em grande concentração no fumo do tabaco. Este gás tem uma grande facilidade em se associar a hemoglobina, diminuindo a capacidade de transporte de oxigênio.

Acetaldeído - Produto metabólico primário do etanol no processo de transformação em ácido acético. É um dos agentes responsáveis pela ressaca.
Acetona - Solvente inflamável.
Ácido cianídrico - Cianeto altamente venenoso (bloqueia a recepção do oxigênio pelo sangue).
Acroleína - Componente que provoca o mau hálito na boca.
Alcatrão - Substancia tóxica e cancerígena que ajuda ao desenvolvimento de vício. Ele obstrui as vias respiratórias.
Amoníaco - Químico perigoso utilizado em produtos de limpeza.
Arsénico - Componente altamente nocivo - veneno puro.
Benzopireno - Substância cancerígena que ajuda no processo de combustão - faz com que o cigarro não se apague.
Butano - Gás incolor, inodoro mas altamente inflamável.
DDT - Agrotóxico.
Dietilnitrosamina - Causador de lesões hepáticas.
Fenol - Ácido carbólico que corroí e irrita as nossas membranas mucosas. Caso fosse ingerido ou inalado era mortal! Para além de ser corrosivo afeta também o nosso sistema nervoso central.
Formol - Formaldeído
Mercúrio -Metais pesados - Chumbo e cádmio. Um único cigarro contém 1 a 2 mg, pelo que como a média de vida destas substancias é de 10 a 30 anos, reduz a capacidade dos pulmões. Entre outros problemas também causa: dispneia, fibrose pulmonar, enfisema, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago.
Metanol - Álcool metílico usado como combustível de foguetes e automóveis.
Monóxido de carbono - Gás inflamável e extremamente radioativo.
Naftalina - Substância cristalina branca, volátil, com odor característico antitraça.
Nicotina - É um alcaloide que também é usado como insecticida. Apesar de cheirar mal constitui o princípio ativo do tabaco, sendo a substancia que provoca o vício e o cancro nos pulmões.
Níquel - Armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes - resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..
Pireno - Hidrocarboneto Cancerígeno - Utilizado como aromatizante.
Polônio - Extremamente radioativo.


Acho que esses componentes já são o suficiente para você nem pensar em colocar cigarro entre os dedos e direciona-los a boca né.

Minhã mãe fumou cigarro por 50 anos, serio gente 50 anos e ela só parou por que ela fez uma consulta no clinico geral e ele disse a ela que faltava muito pouco para o pulmão dela fechar..Hoje faz 12 anos que ela parou,e eu me lembro como foi difícil para ela largar.

Um dos métodos que ela usou foi as famosa piteiras o ''Filtro phasis''não sei se vocês já ouviram falar..Gostaria de comprar clique a (AQUI) a loja não é parceira do blog gente mas não custa nada indicar.


Apesar de ser uma forma eficaz para par de fumar,você também vai ter que ter muita força de vontade por que o produto é só um ponta pé,é você que vai ter que escolher parar realmente no fim do tratamento..

Voltando ao caso da minhã mãe:Ela usou o métodos por duas vezes,na segunda vez ela obteve sucesso.Lembro que quando chegou o dia de largar a ultima piteira ela passava muito mau,mas graças a Deus ela pós em mente que a decisão era dela de parar ou não.Ela comprava sacos e sacos de bala e oda vez que sentia vontade de fumar chupava bala de menta..
Depois de alguns meses assim, ela graças a Deus estava livre.Hoje a luta é com meu pai que para de fumar e volta novamente ..

Bem este foi o post de hoje ,o cigarro pode parecer inofensivo mas é traiçoeiro,acredite sua vida esta muito melhor sem ele .

Ah1!E não caia na besteira de usar os famosos cigarros  lights/suaves eles fazem tão mal à saúde quanto os normais. Os produtos light têm como única diferença os poros do filtro que, mais fechados, fazem com que a fumaça passe em menor quantidade. "A ausência da sensação de garganta irritada era um falso indício da eficácia do cigarro light"

Bjus meninas..

0 Comente Aqui!:

Postar um comentário

Nome do Autor

Sobre o autor

Natalia Custódio Sou carioca,libriana,mãe... Leia Mais sobre o autor...