1

Afinal o aerossol prejudica ou não a camada de ozônio?

A resposta é sim!!

Mas vamos voltar um pouquinho esse post para descobrirmos por que a camada de ozônio é tão importante para  nós seres humanos.
A camada de ozônio nada mas é do que uma barreira natural. Acamada de ozônio, é uma camada gasosa situada na "estratosfera", uma das camadas atmosféricas. Como o próprio nome diz, ela é formada pelo gás ozônio. O ozônio é um gás capaz de absorver as radiações ultravioletas do Sol e, deste modo, a camada de ozônio exerce uma função importantíssima para a vida no planeta.Se essa capa protetora não existisse as plantas teriam sua capacidade de fotossíntese reduzida e os casos de câncer de pele, catarata e alergias aumentariam, além de afetar o sistema imunológico.




A determinadas épocas do ano em que a camada de ozônio se torna mas fina,graças a nossa natureza perfeita logo ela volta a sua forma original,mas infelizmente  a ação do homem tem agravado esse processo principalmente através da emissão de substancias químicas destacando os  (CFCs).
clorofluorcarboneto, também conhecido como CFC ou cloro-fluor-carbono, é um composto sintético, gasoso e atóxico que pode ser utilizado como solvente, propelente (gás usado em sprays), expansor de plásticos, e como refrigerante em freezers, aparelhos de ar condicionado e geladeiras.

O CFC é tido como o principal causador do buraco na camada de ozônio e desde a descoberta de sua toxicidade na atmosfera (onde pode permanecer por até 75 anos antes de ser destruído), são feitas tentativas de banir o uso do produto.



Voltando a pergunta  principal!

O desodorante atualmente é um dos cosméticos mais utilizados pelas pessoas. E elas nem imaginam como esses pequenos vidrinhos podem ser tão prejudiciais ao nosso planeta..
O responsável pela saída do produto de dentro da lata é o Aerossol, que é basicamente a mistura de dois líquidos guardados no mesmo recipiente. Um deles é o produto em si, e o outro é o chamado propelente (gás líquido), uma substância capaz de impulsioná-lo para fora. È esse gás líquido que nos dá a impressão de que o Aerossol sai como um jato a cada vez que apertamos o spray. Esse gás fica dentro da lata junto com o produto, mas quando apertamos a válvula, a pressão dentro do frasco diminui e uma parte do gás líquido propelente se expande com violência, virando gás de verdade. Como seu volume fica grande demais para o frasco, ele escapa com força total, levando parte do produto para fora.
E nesse gás que é jogado para fora da lata contém outro gás chamado CFC (clorofluorcarbono), e é ele quem atua na camada de ozônio causando o famoso buraco. Esse gás é muito leve e assim atinge as altas camadas da atmosfera. Lá o CFC reage com a frágil ligação do ozônio (O3), transformando em CO2 (dióxido de carbono) FO (óxido de fluxo) e CIO2 (dióxido clórico). Ou seja, cada um dos átomos do CFC se separa e reage com o O3, transformando-se em novas substâncias.


Existem muitos produtos que não conseguiram achar alternativas para substituir o CFC em suas composições, porém o desodorante aerossol pode ser substituído por uma outra forma de utilização mais ecológica, como por exemplo o Roll-on e creme. Pense nisso!!

Como descartar?

  • Certifique-se de que a embalagem está completamente vazia;
  • De maneira alguma fure ou amasse as latas, pois dentro da embalagem existem elementos químicos perigosos, que além de altamente contaminantes, também são inflamáveis;
  • Se houver coleta seletiva na sua cidade, separe a lata das tampas de plástico, caso contrário, apenas separe este resíduo do lixo orgânico.
O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio é comemorado em 16 de setembro.

Bjinhos e ate o próximo post!!

Pesquisei!!
http://aerosolimpactoambiental.blogspot.com.br/
http://www.fragmaq.com.br/blog/meio-ambiente/o-descarte-correto-de-aerossois/
http://www.infoescola.com/quimica/clorofluorcarboneto-cfc/

1 Comente Aqui!:

  1. Adorei o texto, super informativo. Eu sempre uso o roll-on por causa disso, apesar da maioria não utilizar mais CFC..

    ResponderExcluir

Nome do Autor

Sobre o autor

Natalia Custódio Sou carioca,libriana,mãe... Leia Mais sobre o autor...