0

Os inúmeros benefícios do gengibre




O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. No norte do Brasil é também conhecido por mangarataia.
Trata-se de uma planta perene da Família das Zingiberáceas, que pode atingir mais de 1 m de altura. As folhas verde-escuras nascem a partir de um caule duro, grosso e subterrâneo (rizoma). As flores são tubulares, amarelo-claro e surgem em espigas eretas.
O seu caule subterrâneo é utilizado como especiaria na culinária desde a antiguidade.

No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento. Naturalistas que visitavam o país (colônia, naquela época) achavam que se tratava de uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre. Hoje, o gengibre é cultivado principalmente na faixa litorânea do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e no sul de São Paulo, em razão das condições de clima e de solo mais adequadas.

  • Na Idade Média era um aromatizador de pratos. Qualidades terapêuticas: carminativo, estimulante, rubefaciente, estomacal, anti-séptico, tônico, catalisador, febrífugo, analgésico, anti-escorbuto (doença que ocorre por insuficiência de vit.C), sudorífero, expectorante, estimulante do apetite, afrodisíaco.
  • No corpo: Sistema digestivo é bom para: flatulência, dispepsia, cólicas, náuseas, enjôo de viagem, vômitos e diarréia. Aquece e estimula os intestinos e estomago.
  • Sistema respiratório: estimula os pulmões a expelir catarro e ao sistema imunológico. Os chineses consideram remédio para aquecer e secar os pulmões, portanto bom para os estados de excesso de umidade.


  • Indicado para problemas nas articulações, dores, gota, problemas de coluna, câimbras, sensação de frio e nos casos de menstruação atrasada. Estimula a circulação, alivia angina, acredita-se que auxilie a reduzir colesterol e varizes.
  • Nos casos de impotência o óleo de gengibre deve ser misturado ao óleo de canela, coentro e alecrim.
  • No pós-parto ajuda a dissolver coágulos remanescentes. Também o óleo de gengibre aguça os sentidos.
  • Na pele trata contusões, espinhas e feridas. O óleo essencial misturado ao um óleo carreador como semente de uvas, girassol, amêndoas doces ou outro de sua escolha para uso em massagens, esfregar no peito no caso de gripe e resfriado.
  •  Usar localmente no caso de dores também podem ser feitas compressas quentes. Nos problemas digestivos ou menstruais aplicar sob o abdômen.
  • Nos problemas respiratórios pode ser usado em massagem ou em infusor ambiental etc.
  •  Na mente: aguça os sentidos, estimula a memória, reanima indicado para fadiga, estimula e equilibra. Precaução: pode irritar peles sensíveis. Aproveitem os benefícios do gengibre!



fontes.http://livredaobesidade.blogspot.com.br/2011/11/o-uso-do-gemgibre.html
           https://pt.wikipedia.org/wiki/Gengibre

0 Comente Aqui!:

Postar um comentário

Nome do Autor

Sobre o autor

Natalia Custódio Sou carioca,libriana,mãe... Leia Mais sobre o autor...